quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Seduc participa de encontro sobre tecnologias da informação no currículo

Com o maior número de professores e coordenadores escolares matriculados em cursos de tecnologias de informática na Educação, Mato Grosso foi destaque no Encontro Nacional de Formação para a Elaboração de Projetos Integrados de Tecnologia no Currículo realizado recentemente em Goiânia (GO).

O Estado foi representado por 45 professores formadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) e de Núcleos de Tecnologia Municipal (NTM), além do coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Superintendência de Formação da Secretaria/Seduc-MT.

Conforme o coordenador Edevamilton de Lima Oliveira, os Cefapros (centro de formação) são o diferencial que o estado possui para estar à frente dos demais nas metas de formação para o uso das tecnologias da informação.

Em 2009, a Seduc teve 7.662 professores matriculados num curso de 40h, sobre o Uso do
Linux Educacional. Numa segunda etapa de formação - Tecnologias de Informação e Comunicação - teve 5.969 matriculados num curso de 100 horas. Totalizando 13.631 matriculados. O estado que mais se aproximou desse número foi o Paraná com cerca de 9 mil matriculados, no entanto, somente na primeira etapa (40h). No país, foram 63.692 participantes do curso de 40h e 21.354 no curso de 100h.

Para 2010, a meta é de 10.190 em que se buscará a aplicação em sala de aula de todo o conteúdo recebido durante o encontro de Goiânia. De acordo com coordenador, é hora de o professor aplicar “no chão da sala de aula” os recursos da informática na Educação, incorporados a sua metodologia de trabalho.

Para viabilizar a formação destes professores, Mato Grosso tem se destacado também na quantidade de formadores/multiplicadores bolsistas nas salas de formação. São 330 pessoas que recebem bolsas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A formação de profissionais para a otimização dos Laboratórios de Informática Educativa das escolas é uma das estratégias do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo).

Outra estratégia deste programa é capacitar os próprios alunos para a otimização do uso dos laboratórios. No Cefapro de Cuiabá, começou no início deste mês, a formação de 48 alunos da Rede Estadual e 48 das Redes Municipais, na modalidade presencial e à distância, com o pagamento de bolsas para pequenas despesas do curso. A intenção é de que estes alunos auxiliem o professor e incentivem os demais alunos ao uso de recursos de tecnologias da Educação.

SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT


Fonte:http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=9359&parent=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário