
A televisão (DVD) encontra a fórmula de interagir com a maioria das pessoas, tanto crianças como adultas, letradas ou não. A TV deveria ser mais explorada como elemento que auxilie no processo pedagógico porque é um suporte de vários gêneros textuais ( novela, jornalismo, documentário, “reality show”, programas de auditório e etc.) de fácil acesso. Vários aspectos podem ser explorados, cabe ao docente selecionar o Gênero e propor um recorte.
Televisão é um suporte de gêneros de programas, que são:
Novela;
Filme;
Entrevista;
Jornalismo;
Humor;
Propaganda;
Reality show;
Programa de Auditório;
Desenho animado;
Programas educativos;
Moda/ Beleza;
Receitas;
Revista;
Esportes;
Comportamento/fofoca;
Outros.
A televisão é um suporte midiático que passa a ter uma abordagem positiva, quando o professor faz um roteiro para utilizá-lo em sala de aula como um instrumento pedagógico, que assegure a compreensão do aluno sobre o conteúdo estudado. Sugestão:
Questionamento sobre o tempo que o aluno passa diante da TV e quais os programas que eles assistem;
Em posse da resposta, o professor deverá tabular as informações, selecionar entre os programas mais assistidos, um que possa servir como elemento pedagógico para a disciplina;
Em seguida direcionar as atividades que o aluno deve observar na televisão, como: a linguagem, imagens, narrativas e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário